Quem quer mudar não avisa, apenas muda.
Como pontapé inicial da nossa soma, digo que maturidade não é sinônimo de idade. Mas porque estou dizendo isso? Por que há muito tempo eu estive presa a este conceito, achava que quando eu tivesse 18 anos eu entraria em uma esfera de maturidade, ou se eu tivesse um emprego legal, conceituado e pagasse as minhas contas. Mas percebi que não era somente isso, claro que todos esses aspectos que comentei fazem parte do processo de maturidade, mas o que te torna em uma pessoa madura é no como lidar com a chegada da fase adulta, quando você precisa lidar com seu chefe no emprego e quando as contas aumentam desesperadamente porque você não soube administrar seus gastos e ganhos no mês. Então, sim. Uma pessoa madura assume a responsabilidade da vida e seu crescimento com disciplina, nitidez e bom senso. Desejar e buscar a maturidade é natural do homem e está intimamente ligado ao seu caráter. Forte! Ouso citar que para a psicologia o caráter é comumente ligado à personalidade, à maneira que utilizamos para lidar com diferentes circunstâncias na vida.
Ser maduro é levar a vida sem ser escravo das fantasias que criamos por medo de enfrentá-la, compreendendo que não somos perfeitos e ser lúcido o bastante para ser sincero e complacente, consigo mesmo, diante das suas frustrações. É ser coerente, pois quem quer mudar não avisa, apenas muda. É abrir mão, de vez em quando, daquilo que é prazeroso pra você de imediato, porque você visa um prazer a longo prazo. É ter humildade para pedir perdão é reconhecer o erro.
Enfim, a maturidade está alicerçada na sabedoria, resiliência e equilíbrio. Sabe conviver com qualquer tipo de pessoa em diferentes ambientes e situações, isso é resiliência. Abstém-se de conflitos desnecessários e improdutivos, prefere somar ao invés de subtrair dos outros, isso é sabedoria. Identifica a hora de calar-se e não se cala quando necessário, isso é equilíbrio. Em plenitude, maturidade é uma meta, onde o alvo não é a perfeição, mas sim que uma vida sábia não é saber de tudo e ser o dono da razão, que resiliência não é dizer "amém" pra tudo, mas é superação, e que equilíbrio não é ficar em cima do muro, mas ser prudente e moderado.
Mas lembre-se isso é um processo e deve ser uma prática diária.
Quando enfim conseguir identificar essas três essências na sua vida, perceberá que você está no caminho da maturidade.
Comentários
Postar um comentário