Quando o pouco se torna muito
Você lembra daquela vez em que estava se sentindo frágil, sem saber muito bem o que fazer, se perguntando "e agora? O que eu faço?" e torcendo desesperadamente pro tempo passar rápido e toda dificuldade passar logo? Se lembra? Provavelmente, em algum momento, alguém apareceu e fez alguma coisa que deixou (pelo menos naquele 'instantezinho') as coisas menos pesadas. Pensa... você vai conseguir lembrar de alguém que fez ou disse alguma coisa te aliviou e acalmou. E talvez essa pessoa nem saiba disso!
Me lembro de uma passagem em que depois de prestar um trabalho de consultoria breve para uma pessoa, ao final ela me disse: "eu preciso te agradecer.. estou aqui pensando se falo isso ou não, porque não tem nada a ver com o que estamos conversando, mas eu preciso falar: obrigada por tornar o meu dia menos difícil e mais agradável!" Ela me surpreendeu com sua fala, e eu quis saber em que havia ajudado, já que eu não conseguia identificar o que eu pudesse ter feito de diferente naquele atendimento. Quando perguntei o motivo, ela respondeu: "Nada do que eu contei aqui comentando nos intervalos desse trabalho era problema seu, você não tinha que se importar... mas decidiu por olhar pra mim, olho no olho, enquanto eu contava; e decidiu ser gentil e paciente comigo, enquanto explicava e ouvia tudo com calma... isso fez uma diferença enorme no meu dia, deixou as coisas mais leves... Obrigada!" Eu não sabia o que responder, e apenas sorri e disse "Não foi nada! Sei que em algum momento tudo vai se resolver." Terminamos, ela se despediu e saiu da sala.
Fiquei pensando no que ela tinha me dito, mais ainda porque, se ela não me dissesse, eu jamais iria sequer imaginar! Pra mim, sorrir e ouvir o que o outro tem a dizer é o mínimo que se pode fazer numa interação; mas para ela, esse "mínimo" foi muito.
Essa é uma reflexão que vale: seu pouco pode ser muito!
Um sorriso, um olhar mais atencioso, a disponibilidade em ouvir, uma palavra de conforto, um abraço... coisas que não custam nada em termos materiais; mas que, emocionalmente, têm uma importância gigantesca, podem ser a maior carência de uma pessoa.
Acolher essas pessoas, mesmo naqueles dias em que estamos cansados, chateados ou impacientes é necessário! Lembre-se da pergunta que fiz lá no início.. lembre-se daquela pessoa que você encontrou naquele momento... um dia fomos nós que estivemos no lugar de precisar dessa acolhida! E amanhã podemos precisar de novo... então, por que não ser a mudança positiva no dia de alguém? Você pode ser um incentivo enorme para outras pessoas que precisarem! Sorria, ouça, acolha, trate com gentileza e ajude o mundo a ser melhor começando pelo mundo que cerca você. Some (+), crie laços e desmanche os nós. Ajude alguém a mudar o dia pra melhor afinal, o que pode parecer pouco pra você, pode ser muito pra alguém.
Imagem: Designed by Jcomp
Perfeito!!
ResponderExcluirOlá Thayane! Ficamos felizes por te gostado do texto! =)
ExcluirCompartilhe essa ideia com outras pessoas pra que possamos transformar (pra melhor) o dia de alguém que precise!!
Abraço!!